terça-feira, 5 de maio de 2009

Algumas palavras

No final de semana passado, estive em Siena. Uma cidade muito bonita, com lugares incríveis como Il Campo,



que me fez perceber como realmente estou sem olhos, ou sem coração, para a beleza desde Firenze.

O que tocou meu coração em Siena foi uma apresentação de rua de três músicos clássicos amadores, que tocavam em troca de algumas moedas na Via della Città. Eles nem tocavam tão bem, e se algum de meus amigos músicos estivesse presente, certamente teria feito muita cara feia e atrapalhado o momento. Porque a verdade é que aqueles três rapazes conseguiram fechar meus olhos e colocar um sorriso meio bobo na minha cara. Sentei num batente de casa, e fiquei ouvindo o “show” inteiro, boa parte com as mãos espalmadas para cima, tentando pegar um pouco mais de sol, porque o dia estava frio mesmo ao meio-dia. Eu parecia um pedinte: de olhos fechados, de mãos estendidas e com um sorriso retardado na boca. Mas foi a minha primeira alegria genuína desde que deixei Firenze há uma semana. Grazie, ragazzi!

*

Ontem, segunda-feira, cheguei em La Casa Sul Lago, um albergue a menos de 100m do Lago Trasimeno, na cidadezinha de Torricela, região da Umbria, terras do famoso Francisco. Aluguei um quarto pra dividir com mais três (sabe-se lá de que países), mas ninguém apareceu ainda e o grande quarto é só meu por enquanto. Tirando uma certa dor do lado direito da barriga, tudo vai muito bem. Talvez a dor tenha sido do primeiro passeio de bicicleta depois de muito tempo sem pedalar. Mas margear o Trasimeno é irresistível, e hoje eu repeti a dose com um pouco menos de esforço.



Amanhã, ou depois de amanhã, vou a Assisi, cidade de Francisco. Na verdade, é o meu segundo real compromisso na Itália. O primeiro era conhecer Firenze. Roma, Bologna, Milão, Viareggio, Cinque Terre, Pisa, Lucca, Siena, Torricela... foram meios, desvios ou conseqüências. Assisi é destino. E, depois de Assisi, a contagem regressiva se acentuará: faltam 8 dias para o retorno ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário